A educação ambiental ganhou um novo aliado: uma canoa polinésia. Através de uma expedição inédita, patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, mais de 250 crianças em situação de vulnerabilidade de 9 municípios do litoral fluminense tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes. Essa jornada se tornará o tema do documentário “1ª Expedição Vou de Canoa”, cujo lançamento está previsto para 1° de dezembro, em Sorocaba (SP).

Uma Jornada Inesquecível

O documentário captura momentos marcantes da trajetória percorrida por cerca de 100 remadores, que se revezaram ao longo de 416 km de Macaé até Paraty. O filme promete emocionar os espectadores com depoimentos de diversos atores sociais que participaram da iniciativa, incluindo as crianças impactadas. O documentário também conta com a participação especial do escritor e navegador Amyr Klink, que esteve presente na chegada da Expedição, em Paraty.

O Projeto Vou de Canoa

Idealizado por Luiza Perin, o Projeto Vou de Canoa utiliza a canoa polinésia como ferramenta para a transformação socioambiental. Atuando por meio de três pilares: educação, esporte e cultura, o projeto é voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 3,7 mil alunos já foram impactados pelo projeto, que é ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, com foco na ação contra a mudança global do clima.

O Papel da Fundação Toyota do Brasil

Criada há 14 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atualmente, a Fundação apoia 12 projetos de norte a sul do país, todos conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A “1ª Expedição Vou de Canoa” é um exemplo inspirador de como a educação ambiental pode ser promovida de maneira inovadora e impactante. Através da canoa polinésia, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade têm a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação dos mares e da ação contra a mudança global do clima. Com o lançamento do documentário, espera-se que a mensagem de transformação social e preservação ambiental alcance um público ainda maior. A previsão é que, a partir de fevereiro de 2024, o documentário seja reproduzido em outros eventos.

 

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