RSS 

 

São Félix do Xingu se torna o centro da cultura Kayapó
Notícias - Pará
Sex, 20 de Abril de 2012 17:38

O circo fez a alegria do público que prestigiou, a abertura oficial da Semana dos Povos Indígenas, no ginásio de esportes do município de São Félix do Xingu. Mais de 4 mil índios de 15 aldeias, todos da etnia Kayapó, participaram do evento.


O resultado do encontro foi surpreendente. Os índios interagiram com palhaços, mágicos e malabaristas que fizeram uma apresentação especial para os indígenas. Crianças, jovens e até os caciques das tribos se envolveram com o espetáculo. “Nós estamos gostando muito de tudo que estamos vendo. Nunca tínhamos visto nada assim. Eles são engraçados e fazem coisas diferentes”, disse Bepdja Kayapó, índio da aldeia Gorotire.

Durante a abertura, os índios também apresentaram suas tradicionais danças e músicas. De mãos dadas, eles entraram no ginásio e encantaram o público presente. “Nunca tinha visto nada assim. Eles são muito unidos e demonstram o tempo inteiro o valor que dão para manter sempre viva a cultura deles”, disse a comerciante Márcia Souza, que mora no município de São Félix do Xingu há três meses.

Para o cacique Mundico, representante da aldeia Laskasa, a Semana dos Povos Indígenas representa muito mais do que diversão. “Esta festa é muito importante para nós porque é um momento que temos para encontrar os nossos parentes, mostrar para o homem branco a nossa cultura e também para discutir assuntos de nosso interesse como a preservação na Amazônia”, disse o cacique, que falou em nome de todas as tribos.

As atividades seguem até hoje, quinta-feira,19, quando se comemora o Dia do Índio. Durante o dia, os índios participam de atividades esportivas e culturais. A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) estão presentes na Semana dos Povos Indígenas oferecendo serviços de cidadania e educação para os moradores de São Félix e integrantes das aldeias indígenas.

 

Leia a Edição Atual

amazonia 43.png