RSS 

 

Índios Kayapó disputam torneio de futebol em São Félix do Xingu
Notícias - Pará
Seg, 23 de Abril de 2012 09:16

“Não temos muita técnica. O que interessa é chutar a bola e acertar o gol”. Assim resumiu o trabalho do time o técnico Takai Kayapó, da aldeia Gorotire, equipe campeã do campeonato de futebol masculino promovido nesta quarta-feira (18) durante a Semana dos Povos Indígenas, no estádio municipal de São Félix do Xingu, no sudeste do Estado.

Índios de onze aldeias da etnia Kayapó disputaram várias partidas durante o dia inteiro. Os jogos começaram às 8 horas e só terminaram no fim da tarde. A preparação dos jogadores é feita com meses de antecedência, de uma forma bem peculiar à sua cultura, pois eles treinam em suas aldeias com a caça e a corrida na floresta.

Nos pés dos índios um verdadeiro festival de “chuteiras” coloridas, em verde, amarelo e laranja. “O futebol é um dos nossos esportes favoritos. Jogamos quase todos os dias, por isso quase todas as aldeias fizeram questão de participar deste campeonato”, disse Mydsere Kayapó, um dos organizadores do evento. Ao entrar no campo, os índios apresentam suas danças e em seguida fazem uma oração. A cada gol marcado, a mesma dança é repetida.

Nas arquibancadas, mulheres e filhos dos jogadores acompanham todos os lances da partida. Elas gritam, comemoram e ficam nervosas quando o time dos seus maridos não vai bem. Quando o resultado é anunciado, as índias não se contêm e invadem o gramado para comemorar com os maridos. “A comemoração não para por ai. Quando chegarmos à aldeia teremos uma grande festa com tudo a que temos direito. Esse troféu é muito importante para a gente”, contou Takai Kayapó

 

Leia a Edição Atual

amazonia 43.png