RSS 

 

ONU premia liderança das mulheres nas tecnologias de informação e comunicação
Notícias - Geral
Qui, 10 de Maio de 2012 15:03

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a presidente da empresa chinesa Huawei, Sun Yafang, e a norte-americana ganhadora do Oscar e defensora dos direitos humanos Geena Davis irão receber o “Prêmio Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação”. O anúncio foi feito hoje (09/05) e é o reconhecimento da União Internacional de Telecomunicações (UIT) da ONU pela liderança e dedicação na promoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como meio de empoderar mulheres e meninas.

A premiação é idealizada para comemorar o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, dia 17 de maio. O tema deste ano é “Mulheres e meninas nas TICs”. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em Genebra no dia 16 de maio.

Em comunicado de imprensa, o Secretário-Geral da UIT, Hamadoun Touré, elogiou o trabalho dos três premiados na promoção a participação das mulheres no domínio das TICs e na demonstração do desempenho das TICs na criação de oportunidades. ”A capacidade da tecnologia de empoderar mulheres e meninas nas comunidades em todo o mundo ainda é largamente inexplorada”, disse. “Estamos determinados a trabalhar com parceiros em todos os setores da sociedade para promover o potencial das TICs para o benefício das mulheres e meninas”.

Em referência ao plano de telecomunicações argentino, a UIT afirmou que Kirchner tem lutado pelo desenvolvimento das TICs e pela igualdade de gênero na Argentina. Sobre Sun, a Agência destacou o processo de globalização da Huawei e disse que Sun está ativamente envolvida em vários programas de responsabilidade corporativa. Já  Davis foi saudada por ter fundado o Instituto Geena Davis sobre Gênero na Mídia e pela luta em prol da igualdade de gênero e redução dos esteriótipos na mídia.


 

Leia a Edição Atual

amazonia 43.png