RSS 

 

Alcoa inicia segunda edição do Programa Semanas Verdes no Brasil
Notícias - Meio Ambiente
Seg, 07 de Maio de 2012 15:53

Baseado nos pilares reduzir, reciclar e revitalizar, o Programa desenvolverá ações comunitárias para educação ambiental

A Alcoa acaba de iniciar dois meses de empreitada de preservação ambiental com o Programa Semanas Verdes. A iniciativa é uma parceria do Instituto Alcoa com a Alcoa Foundation e tem o objetivo de incentivar a participação e o engajamento voluntário dos funcionários da empresa no desenvolvimento de ações ambientais. 

Este ano, cada localidade desenvolverá ações como palestras, oficinas e plantio de mudas de árvores nas localidades onde a Alcoa está presente. Além disso, em todas as unidades haverá ações conjuntas com o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental.

Em 2011, a iniciativa resultou em mais de 138 eventos e de 25 mil horas de voluntariado em 20 países, o que beneficiou as comunidades onde a Alcoa atua. Somente no Brasil, foram 59 eventos, cerca de 2.600 voluntários e mais de 5.400 árvores plantadas.

Sobre o Instituto Alcoa

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu R$ 99,5 milhões em mais de 1950 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,3 milhão de horas de trabalho voluntário.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de US$ 2 bilhões no Brasil. No mesmo ano, foi considerada referência em responsabilidade social e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

Mariana Bacarin | CDI Public Relations

 

Leia a Edição Atual

amazonia 43.png